Descubra as vantagens de Santa Catarina contar com 5 portos

4 de maio de 2022

Dos diversos tipos de transporte para a movimentação de carga, o meio marítimo é o mais utilizado para importação e exportação, com mais de 70% de todos os produtos passando por portos e navios.

Com todo esse volume de mercadorias passando constantemente pelos mares, é necessário receber e enviar os navios de transporte de alguma forma, que são os portos.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens de Santa Catarina possuir 5 portos em sua faixa litorânea e sua contribuição para a importação e exportação. Vamos lá?

 

Diferencias de Santa Catarina para importar e exportar

O estado de Santa Catarina possui uma excelente infraestrutura para garantir um fluxo constante de cargas para importação e exportação, não só interna, mas também de outros estados e até países vizinhos.

De acordo com a Fiesc, em 2019, Santa Catarina (SC) foi responsável por 6,5% de todo comércio de mercadorias dos portos brasileiros, o que representa mais de US$ FOB 25 bilhões (FOB – Free On Board) e deixa SC em 6⁰ colocado em volume de mercadorias.

Ainda, de acordo com a Fiesc, SC movimentou no mesmo ano de 2019 mais de 46 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa 19,4% de tudo o que foi movimentado de carga no Brasil inteiro.

Isso demonstra o quanto Santa Catarina é importante no âmbito nacional na utilização de portos para a corrente de mercadorias.

Mais portos, mais corrente de mercadorias

Santa Catarina conta com 5 portos ativos, sendo o único estado do Brasil com esse número. Santa Catarina também tem a capacidade de transportar a granel e com containers, dando uma maior facilidade e infraestrutura para o transporte de carga no estado.

Os portos de Santa Catarina são:

  1. Porto de Itajaí;
  2. Porto de Navegantes;
  3. Porto de São Francisco do Sul;
  4. Porto de Itapoá;
  5. Porto de Imbituba.

Essa quantidade de portos possibilita um vasto fluxo de produtos com navios de diversos tamanhos, como no complexo de Navegantes, que possui um cais linear de 900 metros com 3 berços de atracação e cerca de 400 mil m².

Ou ainda o porto de Itapoá, com 2 berços de atração com uma área linear de 800 metros e mais de 250 mil m² de área de pátio, comportando navios de mais de 300 metros de comprimento.

 

Mais que portos, infraestrutura e impostos especiais

Além de contar com 5 portos, Santa Catarina também possui uma excelente infraestrutura para facilitar o uso dos terminais portuários. Os portos de Imbituba, Itajaí e Navegantes, todos são muito próximos à Rodovia BR 101, facilitando muito o acesso.

Também conta com toda a BR 101 duplicada, permitindo um maior fluxo de veículos pesados para o transporte de mercadorias até os portos, aumentando o volume de corrente de produtos dos mais variados segmentos.

Mas além disso, SC conta com um regime tributário especial para importação de mercadorias, o TTD (Tratamento Tributário Diferenciado), que visa estimular a economia do estado.

Quanto se ganha com o TTD?

Em Santa Catarina, devido ao TTD para operações de importação com diversas mercadorias, o que gera uma redução de custos com a operação de saída de mercadorias importadas.

Esse ganho é na faixa de 50% do ICMS diferenciado entre estados e está listado nas TTDs 409, 410 e 411. Isso além de reduzir o custo direto, pode facilitar os investimentos na área de importação no estado.

 

Vale a pena importar por Santa Catarina?

Com disponibilidade de 5 portos, uma infraestrutura que facilita o deslocamento de carga até os portos e um TTD voltado para importação e a possibilidade de transportar produtos por containers ou a granel faz com que Santa Catarina seja uma ótima opção para sua corrente de mercadorias, inclusive para exportação.

Para facilitar a importação de produtos, conte com a Open Market, entre em contato conosco.

Para ficar por dentro das últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market.

Aproveite e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Open Market – Comércio Exterior

Qual o efeito do Peak Season Surcharge na importação e exportação?

11 de maio de 2022

ver mais

Descubra as vantagens de Santa Catarina contar com 5 portos

4 de maio de 2022

ver mais

Saiba mais sobre o que são os Incoterms e como utilizá-los corretamente

27 de abril de 2022

ver mais

Descubra como a decisão de redução de impostos irá impactar a economia

20 de abril de 2022

ver mais