Entenda o que é o Portal Único Siscomex e como ele ajuda a sua empresa

13 de fevereiro de 2020
blank

As transações internacionais fazem parte da rotina das empresas e até das pessoas físicas. É normal que queiramos comprar produtos ou insumos de outro país, assim como buscamos vender nossas produções para eles. Para que nada saia do controle, existe o Portal Único Siscomex.

As organizações que trabalham com as operações de comércio exterior devem ficar atentas para esse recurso, entendendo a sua importância, estrutura e funcionamento. Para tanto, mostraremos ao decorrer deste artigo as respostas para que você saiba de vez o que é esse portal e por que ele é tão importante. Vamos lá?

O que é o Portal Único Siscomex?

O sistema Portal Único Siscomex simplifica as operações de compra e venda de bens por meio da integração de todas as importações e exportações realizadas. Por gerenciar a parte aduaneira, possibilita ao despachante controle e acompanhamento das atividades. Isso é possível graças ao fluxo de informações sobre todos os processos.

Criado pelo governo e gerenciado pela Receita Federal (RFB), Secretaria de Comércio Exterior e Banco Central do Brasil, a ferramenta beneficia os envolvidos por meio da dinamização dos trâmites legais. Isso porque, até então, os órgãos exigiam informações repetidas, redundância de etapas e inúmeros documentos impressos.

Agora, com o portal, 99% das operações são realizadas de forma eletrônica. Assim, as exportadoras e importadoras só precisam apresentar uma vez os dados necessários. E como consequência, é liberado o acesso centralizado aos serviços governamentais, como certificados, autorizações, etc.

Quais são os pilares desse portal?

O Portal Siscomex é baseado em três pilares. São eles:

  • integração dos intervenientes: é divido em 3 níveis, onde o primeiro é a interação de todos os envolvidos na exportação entre o governo e os setores privados. O segundo é a integração e harmonização entre as ações de comércio exterior e as exigências de documentos e dados. Já o terceiro é a integração de sistemas informatizados;
  • redesenho dos processos: aqui, é preciso mapear todos os processos, com as partes envolvidas. O objetivo é chegar no quadro atual de importação ou exportação, sendo possível identificar gargalos ou oportunidades;
  • tecnologia da informação: é a utilização de recursos tecnológicos mais avançados na informatização dos processos reformulados.

Quais são as vantagens do sistema?

Disponibilidade de um banco de dados

Como todas as informações ficam armazenadas em um único lugar, cria-se um banco com todos os dados do comércio exterior. A partir disso, o governo consegue analisar índices e estatísticas importantes, além de identificar operações ilícitas. Ao mesmo tempo, a RFB controla a parte financeira de cada etapa que acontecem nos portos e nas fronteiras.

Transparência das operações

Devido a possibilidade de acompanhamento das operações, há transparência de cada procedimento entre o cliente e o despachante aduaneiro. Isso porque o profissional pode verificar o fluxo da operação e informar, de forma ágil, para quem o contratou.

Documentos digitalizados

Nenhuma empresa precisa mais se preocupar em encontrar papéis para realizar as atividades no comércio exterior. Com o portal, muitos documentos passaram a ter suas versões digitais, como a nota fiscal. Assim, as chances de perder ou danificar títulos são menores.

Enfim, o Portal Único Siscomex é fundamental e benéfico para as organizações e ao país, pois é um programa completo e bem construído. Para os importadores e exportadores, é uma excelente ferramenta, pois ajuda a gerenciar melhor e não falhar nos trâmites legais. Então, prepare o seu negócio para esse avanço!

E aí, gostou do post? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe seus amigos por dentro do assunto também!

Notícias aduaneiras do mês de setembro

15 de setembro de 2020

ver mais

Série Importação: Máquinas para a movimentação de carga

3 de setembro de 2020

ver mais

Série Importação: Máquinas para a agricultura

26 de agosto de 2020

ver mais

Notícias aduaneiras do mês de agosto

17 de agosto de 2020

ver mais