BPO: vantagens para a sua empresa na importação e exportação

19 de janeiro de 2022

O BPO é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A sigla, em inglês, refere-se à terceirização de atividades pelas organizações. Em um movimento de parceria, as corporações podem contratar empresas especializadas para o cumprimento de atividades-meio, aquelas que não estão ligadas diretamente ao produto ou serviço oferecido.

Conhecer a prática e as vantagens da terceirização é fundamental para saber utilizar esta estratégia, sendo importante também boas pesquisas de mercado e avaliações dos gestores. Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o Business Process Outsourcing? Confira nosso post e saiba mais!

 

O que é o Business Process Outsourcing (BPO)?

Qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atuação, tem em seus processos algumas rotinas que não fazem parte do core business do negócio, mas que são imprescindíveis para o bom funcionamento da organização.

O BPO trata-se da terceirização destes processos, o que permite à empresa manter o foco da atuação em sua expertise, ganhando tempo e competitividade. Ainda, ele garante a excelência na execução de seus processos, já que as atividades secundárias serão gerenciadas por quem tem know-how no assunto.

Ou seja, com uma terceirização estratégica, a empresa contratante oferece melhores serviços aos clientes, aumenta a sua produtividade e gerencia seus recursos internos de forma mais inteligente e racional.

Hoje, as organizações mais competitivas do mercado já fazem grande uso do BPO, nas mais diversas áreas: contábil, TI, recursos humanos, importação e exportação.

E se engana quem pensa que o Business Process Outsourcing atende apenas empresas estabelecidas, que utilizam a modalidade para executar seus processos de forma mais eficiente. Startups e pequenas e médias empresas podem se valer do BPO para ganhar agilidade e expertise, alocando seus esforços em seu core business e aumentando a competitividade dentro de seu nicho de atuação.

 

Como surgiu o BPO?

Em termos gerais, a ideia de terceirização começou no séc. XVIII, quando os fabricantes começaram a transferir a manufatura de mercadorias para países com mão-de-obra mais barata durante a Revolução Industrial. Mais tarde, já no século XX, as formas de terceirizar foram se modificando e se tornando mais sofisticadas. Dentre elas, podemos citar o BPO.

A Coca-Cola foi uma das pioneiras nesta prática. Antes de se tornar uma marca global, a empresa existia apenas nos Estados Unidos. Com o tempo, foi aumentando sua popularidade e a ambição de conquistar outros mercados.

Para isso, foi essencial unir-se a empresas locais ao redor do mundo, as quais passaram a engarrafar o tão famoso refrigerante carbonado. Ao fazê-lo, a Coca-Cola não apenas economiza custos, como também garante uma forte presença em regiões remotas.

Como o BPO está configurado na atualidade?

Como os avanços da Internet, do final dos anos 90 até o início dos anos 2000, o BPO apresentou uma surpreendente evolução e passou a estar intensamente associado a processos que usam a tecnologia da informação. Por isso, dada essa proximidade, esta forma de terceirização também é classificada como um serviço de tecnologia da informação.

Como resultado do uso do BPO, as empresas ganham flexibilidade, permitindo que a equipe do se concentre em processos essenciais dos negócios. Atualmente, os negócios do setor definitivamente ganharam uma tração sólida, passando a oferecer mais do que uma mera estratégia econômica.

De fato, a terceirização não se limita mais a tarefas administrativas e de suporte. Com os sistemas e pessoas certas, é possível contratar equipes com um alto nível de conhecimento e especialização e, assim, terceirizar até mesmo as principais funções dos negócios.

As tecnologias digitais merecem destaque neste processo, pois trouxeram muitas novas oportunidades para o setor. Com fluxos de trabalho mais inteligentes, utilizando automação, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), cloud e outras tecnologias emergentes, o BPO pode ajudar as empresas a crescer e a evoluir constantemente.

 

Quais as vantagens do BPO na hora de importar e exportar?

Como você pode ver até aqui, o BPO é utilizado por diversas empresas em diferentes áreas de atuação. A seguir, você verá algumas das vantagens de utilizar a terceirização no processo de importação e exportação. Vamos lá?

  • Custo fixado em contrato, não havendo variações;
  • Gestão especializada de atividades altamente complexas;
  • Redução de gastos com treinamentos específicos;
  • Ganho de tempo e uma maior dedicação ao core business do negócio;
  • Sem preocupações com questões jurídicas desse processo;
  • Diminuição automática da carga tributária.

Contar com a expertise de uma terceirizada especializada na área de importação e exportação dá muito mais segurança no desempenho das empresas. Afinal, a legislação muda constantemente e envolve o conhecimento das normas de inúmeros países neste tipo de atividade.

O papel do BPO na importação e exportação consiste em ajudar as empresas a encontrar novos fornecedores e conseguir melhores rotas, condições logísticas e tributárias mais favoráveis, diminuindo os custos associados.

Graças à expertise das terceirizadas, as empresas contratantes podem usufruir de preços diferenciados, descontos em fretes e condições adequadas de crédito.

 

Como a Open Market pode auxiliar a sua empresa?

A Open Market Comércio Exterior está há mais de 19 anos no mercado, provendo soluções inteligentes na gestão do comércio exterior. Oferecemos serviços na área de importação e exportação e garantimos total controle destes processos, incluindo acompanhamento em tempo real de sua carga, fechamento de processos com atualização cambial e consulta das melhores rotas e portos de destino.

Um dos nossos diferenciais é o uso das soluções Narwal, por meio de um sistema que permite o acompanhamento online de todas as fases do processo comercial, facilitando o entendimento de custos e proporcionando a realização de simulações. Tudo isso é feito de forma integrada a outros sistemas, desde o recebimento da nota fiscal até a apuração de custos.

Quer saber mais sobre o que temos a oferecer? Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos auxiliar a sua empresa a crescer e se tornar mais competitiva.

Até o próximo post!

 

Open Market – Comércio Exterior

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