Entenda tudo sobre o que é a balança comercial e como ela funciona

13 de julho de 2022

Quando o assunto é comércio exterior, saber como funciona a balança comercial e como ela pode afetar negócios é de extrema relevância.

Afinal, a balança comercial pode ser utilizada para saber a situação atual do mercado nacional e internacional. Desta forma, é possível tomar decisões mais assertivas e com maior rapidez no seu negócio.

Por isso, vamos discutir nesse post qual a importância da balança comercial e como ela funciona. Vamos lá?

O que é balança comercial

Balança comercial é um termo de economia usado no comércio internacional para definir a diferença entre as importações e as exportações que ocorreram no período. Assim, a balança comercial pode apresentar 3 resultados diferentes:

  • Balança positiva;
  • Balança neutra;
  • Balança negativa.

Quando a balança comercial tem saldo positivo, isto é, a balança é positiva para o país, dizemos que estamos em superávit comercial. Isso indica que existe uma entrada maior de valores no país e a exportação é maior que importação.

Já uma balança neutra, as importações e exportações se igualam em valores monetários. Quando isso ocorre, a balança comercial está em equilíbrio.

Agora, quando a balança comercial tem um saldo negativo, temos um déficit. Isso indica que está sendo importado mais que exportado, deixando a balança comercial negativa.

Então, quanto maior a diferença de valores de importação ou exportação, maior será a diferença na balança comercial, positiva ou negativamente.

E qual a importância da balança comercial?

A balança comercial pode ser utilizada para medir a saúde financeira de um país. Com isso, é possível facilitar as tomadas de decisões, tanto em relação ao mercado interno, quanto ao mercado externo.

Assim, é possível definir onde concentrar os esforços, se no mercado interno ou na exportação.

Além disso, a balança comercial facilita a visualização de qual setor está mais ativo no mercado de importação e exportação.

Como é calculado a balança comercial

A balança comercial funciona medindo a diferença entre o importador e o exportador. Essa diferença considera os valores e não a quantidade de produto importado ou exportado.

Então para calcular a balança comercial é necessário ter os valores de tudo o que foi importado e tudo o que foi exportado em determinado período.

Importações de Maio 2022

Os dados de importações mais recentes disponíveis pelo Governo Federal apontam valores maiores que 16 bilhões de dólares, somando os setores de agropecuária, indústria extrativa e indústria de transformação.

Para uma análise de negócios é interessante avaliar quais tipos de produtos e setores têm mais relevância no processo de importação. Porém, para a balança comercial, o que importa são os valores para determinar se está positiva ou negativa.

Exportações

No mesmo período das importações, as exportações representaram um valor de mais de 19 bilhões de dólares. Nesse período a indústria de transformação foi a que mais exportou, mesmo o Brasil sendo um país que exporta grandes volumes de commodities.

Resultado da balança

Assim, no mês de maio a balança comercial fechou com saldo de mais de 3 bilhões de dólares, ou seja, positiva. Logo, podemos dizer que o Brasil está com um superávit comercial, indicando uma boa saúde financeira para o país.

Além disso, com a constante flutuação do dólar, isso representa um aumento no volume de exportações, mostrando que a indústria nacional está forte e com fôlego na exportação.

O que pode influenciar a balança comercial

A balança comercial é influenciada por alguns fatores e não apenas pelo volume de importação e exportação. São eles:

  • Taxa de câmbio: Como os valores são calculados em dólares, o câmbio afeta diretamente;
  • Protecionismo: Quantidade de taxas que uma economia impõe a produtos importados, pode influenciar nos volumes de importações e exportações;
  • Renda média nacional e mundial: Com a alteração da renda, o volume de compras dentro de um país muda, alterando a balança comercial.

Assim, apesar de o termo balança comercial ser usado para se referir a diferença financeira entre importação e exportação, a mudança de um desses fatores pode gerar superávit ou déficit comercial.

 

Entre em contato e veja como a Open Market pode auxiliar em seu processo de importação e exportação.

Para ficar por dentro das últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Open Market – Comércio Exterior

O que é a licença de importação e qual a sua importância para o processo?

10 de agosto de 2022

ver mais

Retirada do valor da capatazia é promulgada pelo decreto 11090/22

5 de agosto de 2022

ver mais

Entenda tudo sobre o que é a balança comercial e como ela funciona

13 de julho de 2022

ver mais

Como funciona o frete marítimo e quais seus tipos? Descubra neste artigo!

6 de julho de 2022

ver mais