Entenda a logística em Portos e Aeroportos – Importações e Exportações

16 de agosto de 2019

Quem costuma importar e exportar produtos precisa ter algum conhecimento de como funciona a logística em portos e aeroportos. Isso porque são nesses locais que as cargas chegam e são despachadas.

Abaixo você pode conhecer melhor o que é essa logística e como funcionam os processos.

Você sabe o que é logística portuária?

Quando falamos dos portos, a logística se refere a área da administração que compreende as atividades de movimentação das cargas. Isso quer dizer que o transporte, o carregamento e o descarregamento de todas as embarcações, assim como toda a parte de controle, é responsabilidade da logística portuária.
É importante você saber que a logística portuária é considerada uma das mais complicadas no Brasil. O processo é bem burocrático e exige que muitas informações sejam detalhadas, entregues e isso reflete no prazo que as mercadorias são entregues.

Como é a estrutura da logística portuária?

Podemos dividir a logística dos portos em três tipos. Confira abaixo:

Completo fixo: Essa parte se refere a estrutura física da logística portuária, como os próprios portos, os terminais portuários, armazéns, cais e todos os materiais envolvidos.

Administração: Todas as entidades que estão envolvidas no gerenciamento dos portos e no processo em si. Alguns exemplos são: as docas, o Grupo Executivo de Modernização dos Portos, o Órgão Gestor de Mão de Obra e o Conselho de Autoridade Portuária.

Operação: Como já diz o nome, é a parte responsável por fazer as operações. Envolve o operador do porto, pilotos marítimos, os rebocadores e ainda o Sindicato dos Trabalhadores Avulsos.

Logística de Aeroportos

A logística dos aeroportos é responsável por entregar e garantir que todos os pacotes que chegam, possam ser despachados com segurança. Por exemplo, se você fizer uma compra em outro país e ela vier através de um aeroporto, além de passar pelos processos da própria empresa que você comprou, o seu pacote vai passar pela logística do aeroporto para garantir que chegue até o seu endereço.

O diferencial da logística aeroportuária é que ela não cuida só de despachos de mercadorias. As bagagens e até os seres humanos e pets são acompanhados pelos profissionais desse setor.

O que o profissional de logística aeroportuária faz?

O profissional dessa área precisa analisar com cuidado todas as cargas. É preciso ver qual será o destino, controlar a movimentação e fazer um planejamento para que seja despachada perfeitamente. Para o descarregamento o processo é o mesmo.

Em seguida, o profissional avalia a embalagem protetora para que não tenha risco de danificar a mercadoria. É preciso também organizar a posição dentro do contêiner em que será enviado e por fim, analisar os custos e tarifas desse despacho, que variam de acordo com a empresa área.

 

Conseguiu entender como funciona a logística de portos e aeroportos? Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a Open Market para ajudarmos você nesse processo.

Trade War Estados Unidos e China: O que ganhamos e o que perdemos?

3 de setembro de 2019

ver mais

Entenda a logística em Portos e Aeroportos – Importações e Exportações

16 de agosto de 2019

ver mais

Como importar maquinário da china?

12 de agosto de 2019

ver mais

Como funciona o processo de importação marítima?

22 de julho de 2019

ver mais